DVD 15 ANOS

Completar 15 anos é uma data especial na vida de toda menina. Escolher a melhor roupa, o melhor salão de festa, enviar os convites, o príncipe... Tudo isso foi vivido pela cantora Elaine de Jesus no dia 27 de outubro no Teatro Coliseu na cidade paulista de Santos para a gravação de seu primeiro DVD pelos 15 anos de ministério, lançado pela Cristo Vencedor. Só pela escolha do local já dá para imaginar que a festa foi com muita pompa, afinal o Teatro é patrimônio histórico de São Paulo desde 1989. Um repertório com 19 canções compõem esse material que merece estar na prateleira dos lares de todo Brasil para que famílias sejam impactadas com as mensagens e os louvores desse trabalho.


Várias empresas se uniram para tornar em realidade o sonho da cantora que incluiu um cenário organizado pela LCP Produções e Adelar Grando com painéis de LED da Sunshine Produções, canhões de luzes e um tapete de emborrachado. Outras empresas envolvidas foram a Criativum na divulgação, projeto gráfico da InovaSite e parceria da Semeador Produções.

O encarte do DVD traz uma foto de close da cantora feita por Manoel Guimarães, além de algumas fotos do show feitas por Osmar Goulart. O menu animado também merece destaque com fotos da cantora em um cubo rotativo. Agora vamos ao que você quer saber: as músicas.

Com produção de Emerson Pinheiro, o show começa com imagens da banda e da cantora se preparando para a grande noite que adentra ao Coliseu aos primeiros acordes de É demais cujo arranjo deu um toque especial à abertura. Elaine veste um lindo vestido verde com cinto prateado. A canção é cantada pela plateia que participa ativamente na gravação. A câmera parece estar no meio da multidão dando a impressão de estar sentado na cadeira no teatro.


A alegria da cantora é visível. Na faixa Abra o coração, sucesso do CD Muito especial (1999), vários corações soltam no telão. É surpreendente ver a ousadia da cantora para quem está acostumado a ouvir seus CDs apenas gravados em estúdio. O back formado por Fael e Jane Magalhães Jairo e Josy Bonfim mostra excelente sintonia, principalmente Fael e Jane que estão mais acostumados nas gravações de Aline Barros com uma linha mais louvor e adoração.

Com tantos sucessos, sendo que nem todos puderam entrar no DVD, alguns medleys foram gravados. O primeiro começa comNa unção de Deus, também do CD Muito especial. O baterista Leonardo Reis faz a marcação para o refrão deCristão, música de Anderson Freire para o CD Transparência. Cortes de câmera em conjunto com a bateria marcam Até o fim, sucesso do CD homônimo de 2002 que vendeu mais 400 mil cópias.

Ainda falando sobre o CD Até o fim, Elaine ministra e declara “Uma lágrima pra Deus é uma frase”. Já dá para imaginar qual é a canção? Quem chora pra Deus, da autoria de Daniel e Samuel, que arrancou vários glórias a Deus do público. São canções como essa que fizeram Elaine conquistar várias pessoas pelo Brasil e pelo mundo. Um detalhe da gravação foi que a multidão ficou bem perto do palco sem que houvesse demarcação. Quem levou câmera se deu bem.

O povo pentecostal não foi esquecido ainda mais por uma das maiores representantes do gênero. O segundo medley veio com muito fogo e unção ao som de Explodir de poder Deus vai agir. Até o back arriscou uns passinhos do forró santo que empolgou a plateia mesmo sem sanfoneiro. Após esse xote de Cristo, a cantora ministrou sobre a passagem em que Paulo e Silas foram libertos da prisão à meia-noite enquanto cantavam e louvavam hinos a Deus. Quem conhece bem o ministério da cantora já sabe até qual foi a música: Terremoto santo, cantada pelo público do início ao fim que deixou Nani com a voz embargada e se não bastasse um terremoto santo, a cantora pediu por um Terremoto de glória, canção do CD Sala do trono (2006) que marcou a carreira da cantora quando esteve em Joinville (Santa Catarina) e uma mulher vomitou um câncer enquanto a canção era ministrada.


Uma das pérolas da noite foi a participação das irmãs mais novas de Elaine – Leize Suelen – que dividiram os vocais em Pérola do CD homônimo lançado em 2004 e considerado um dos melhores nesses 15 anos. A faixa mostrou que o talento está mesmo no sangue e os câmeras fizeram ótimos takes do momento filmando até por baixo dos tambores da bateria. O momento família ficou completo com a presença dos pais – os pastores Oriel Jussara de Jesus – que entregaram o CD de Diamante pelas mais de 500 mil cópias do CD Pérola que junto aos outros já soma mais de 2 milhões e meio de vendas. Pastor Oriel aproveitou para contar um testemunho de vida da cantora que ressuscitou após sofrer um choque anafilático aos seis anos de idade. Durante o relato, percebemos uma figura ilustre na plateia: a cantora Jamily acompanhada pela mãe.

Aproveitando a deixa do testemunho, foi a vez de Dono do milagre com o refrão – “Está neste lugar / Está neste lugar / Aquele que venceu a morte / Está neste lugar / Está neste lugar / Está neste lugar / Jesus, o dono do milagre / Está neste lugar”. O back deu um peso à canção que permitiu a Duda Andrade mostrar seu talento na guitarra.

Voltando ao ano de 2002, foi a vez de relembrar a cançãoCidade de Deus onde a câmera aproveitou para dar um giro pela multidão. Como fala inglês fluente e reside no exterior, a cantora sempre grava versões de sucessos americanos e foi assim em Promessas, versão feita por Sandra Scaff da cançãoPromises gravado pelo Desperation Band em 2006. A canção faz parte do CD Transparência e mostra uma Elaine de Jesus mais pop e fez até o próprio Emerson se empolgar durante a gravação.

Elaine sai do palco para uma troca de roupa e deixa a plateia com seu esposo – Pastor Alexandre Silva – que convida o Pastor Elizeu Gomes, um dos maiores compositores do gospel nacional e amigo da família, para juntos cantarem Braço de ferro, canção que compõe o repertório de Sem comparação, primeiro CD do casal gravado em 2003. Quando volta ao palco em um vestido vinho estampado, o casal interpreta Metade de mim, primeira canção que gravaram juntos. Foi aquele momento que fez os corações apaixonados baterem mais forte.


Ainda no clima do amor, subiram ao palco RayssaLaurieteLinéa Gomes (esposa de Elizeu Gomes) e as irmãs da cantora para juntas interpretarem Tesouro do coração. A música foi gravada três vezes já que não houve ensaio para essa faixa. Fechando o DVD com muita alegria e júbilo e até grupo de dança, a canção escolhida foi Em Tua presença que transformou o Teatro Coliseu em uma grande festa. Jane Magalhães era a mais empolgada do back-vocal.


Além do belo registro, vale a pena conferir os extras do DVD que incluem depoimentos de amigos e familiares da cantora como LaurieteMara LimaPastor Samuel Câmara Bruna Karla. Além de registros dos bastidores e musicais que não estão no conteúdo principal do DVD com Suelen de Jesus (Vem me usar) e Lauriete (Eu declaro). Também há registro de uma homenagem da cantora aos compositores Moisés Cleytone Elizeu Gomes que fez um dueto na canção Anjos de Deus, gravado no primeiro álbum da cantora – Pentecoste divino (1993) – e também nas vozes de Marco Aurélio Padre Marcelo Rossi. Você ainda pode assistir a clipes de Elaine e de Suelen de Jesus. Sem dúvida esse trabalho é um marco no ministério da cantora que é a nova contratada da Sony Music e breve lançará um novo CD pela gravadora e que venham mais 15 anos.